quarta-feira, 8 de abril de 2015

Diário de Viagem: Culinária Portuguesa

 
Hoje vou relatar mais um pedacinho de Portugal. Quando comecei minha pesquisa sobre alguns pratos locais, em 90% dos resultados ele estava lá: O Bacalhau. Acontece que, além do país ter sido influenciado por fenícios, romanos e mouros, Portugal recebeu grande variedade de alimentos e costumes diferentes durante o período da expansão marítima, que a deixou sua culinária ainda mais "gostosa".
 
A base gastronômica é essencialmente romana (tradição mediterrânea) cercado de vinho (quem nunca ouviu falar do vinho do Porto?), pão e azeite. E por conta da sua localização, peixes e frutos do mar. Os doces são uma delícia, a base de ovos, chocolate e bastante açucarados como os nossos. Essa parte foi a que eu mais adorei, comi brigadeiro, beijinho e muito travesseiro, até porque os doces italianos não são tão doces, mas isso vai ficar para outro post... Então aproveitei que eu estava necessitada de açúcar para tomar café nos bares da cidades. Pela manhã passei na Pastelaria Piriquita e em um trailer no bairro de Belém, afinal, onde eu poderia encontrar o melhor pastel de Belém?
 
Na ordem, da esquerda a direita: Travesseiro, queijada e café com leite.
 
Na ordem, da esquerda a direita: Empada de frango e café com leite.
 
Na ordem, da esquerda a direita: Bolo de arroz (que de arroz só tem o nome), o famoso pastel de Belém e café com leite.
Praticamente nem almocei porque na minha concepção iria perder tempo, queria ver tudo ao mesmo tempo já que só passei duas noites em Portugal. Mas no jantar a história muda... A melhor pedida foi no Restaurante Laurentina, com direito a apresentação da musica local ao vivo.
 
O prato não tem nome mas é apresentado no restaurante com a seguinte descrição: Lascas de bacalhau com broa, batata a murro (cozida) e grelos (brócolis) salteados.
Caldo verde a base de batata, caldo de galinha, azeite, paio, linguiça portuguesa e couve.

Os lanches feitos pelo caminho nem contam, á única que foi digna de uma foto foi a coxinha. Foi uma emoção só, porque de tanta comida brasileira que eu adoro, só foi possível matar a saudade da metade, e entre elas estava a coxinha! E é claro que a única bebida que combinava era o meu suco favorito, o suco de laranja! Foi a perdição!!!!
 
Suco de laranja e coxinha de frango!
Tudo muito gostoso, não pude reclamar de nada! Bem temperado com aquele gostinho do meu Brasil.

4 comentários:

Thayse Stein disse...

SOFRENDO COM ESSE SEU POST DELÍCIA
O bolo de arroz será sem glúten? Se fosse, que ótima pedida! E sério que os doces italianos não são tão doces? Eu morro de vontade de provar a famosa palha italiana! E SIM, COXINHA É SÓ AMORRR


Beijos
Brilho de Aluguel

Andreia Ferreira disse...

Olá Anne!

Também gostaste da comida portuguesa e experimentaste muitos produtos típicos :)

Beijos,
Andreia

http://www.cosmichouse.tziki.net

Anyktthrine disse...

Acho q era cheio de glúten! HAhaha Os doces daqui faltam açúcar Thayse! E sinto muito mas a palha italiana não é italiana. Até porque a base do doce é o leite condensado, ou seja, um ingrediente raríssimo de se usar por aqui!

Beijos

Anyktthrine disse...

Me apaixonei perdidamente Andreia!
Obrigada pela visita!
Beijos