quarta-feira, 29 de abril de 2015

Feriado Nacional na Itália - Como foi?

Após o post em que falei um pouco sobre o feriado da "Festa da Liberação" (aqui), hoje seque a parte II. Vou contar o que foi o feriado de 25 de abril para os italianos.
 

Bom, o fato do feriado se referir a um evento histórico recente, pós segunda guerra mundial e que este ano completou 70 anos, significa que as manifestações neste dia são bastante significativas. 
 
Não é possível contar o que aconteceu em todas as cidades da Itália, mas pode-se basear pelo que aconteceu na cidade onde moro. Em um dos parques da cidade, a Villa Mimbelli, houve uma exposição artística chamada "Artisiti e il 25 aprile" retratando a festa através da sensibilidade artística. No teatro apresentou uma peça chamada "Livorno Città Aperta", uma comedia relatando o trágico pós guerra da cidade de Livorno. No ex campo esportivo, saiu um grupo em direção as colinas até as "Grotte dei banditi", que foi a base da 3º Brigata Garibaldi, um dos mais conhecidos partigianos que lutaram pela causa. Além disso aconteceu também as cerimonias oficiais nos principais monumentos da cidade a deposição de coroas das autoridades civis, militares e religiosas.
 
 
Já no meu caso, participei de um show que teve no The Cage Theatre, um espaço de show alternativo com a banda Modena City Ramblers (clique aqui e aqui ouça uma de suas músicas) que apresentou o seu novo CD "Tracce clandestine". Essa banda é de estilo Combat Folk, mesclando o Folk irlandês com o Rock e ritmos tradicionais italianos. Sua música se caracteriza dessa forma pelo uso de instrumentos e ritmos populares da Europa céltica, e o espírito rebelde e combativo que expressam nas letras de inspiração anarquistas, anti-fascistas e anti-máfia. O público de todas as idades e que conheciam as letras de protesto do inicio ao fim. Mas no final, todo mundo se diverte pois a música é animada. E para terminar, um dia antes faleceu ícone do anti-fascismo da cidade, Garibaldo Benifei de 103 anos. Vale lembrar que dentre estes eventos, houve manifestações em muitos lugares em prol da democracia.

 

Um comentário:

Thayse Stein disse...

Nossa, Anne, se não fosse pelo seu blog eu nem ia saber disso, porque nas grandes mídias nunca ouvi falar sobre esses acontecimentos na Itália! Bem interessante mesmo :) Que legal que você pode ver tudo isso de perto e registrar!


Beijos
Brilho de Aluguel