quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Carnaval de Viareggio 2015

Quem me acompanha no Instagram, viu que domingo fui ao Carnaval de Viareggio, o segundo maior carnaval da Itália. Um desfile que acontece aos domingos durante o mês de fevereiro. O interessante é observar que o grande alvo do Carnaval as sátiras à política.
 
HISTORIA E TRADIÇÃO
O primeiro desfile de carros decorados aconteceu na Rua Regia, no coração da cidade velha em 1873. A ideia do desfile para festejar o carnaval surgiu entre os jovens de Viareggio. A fama do Concurso  de Mascaras de Viareggio cresceu  junto com a dimensão dos carros alegóricos. Assim, transferiram o circuito do desfile da Rua Regia para a orla marítima. Nem mesmo a Primeira Guerra Mundial conseguiu acabar com a manifestação, que não aconteceu por alguns anos mas logo depois retomou os festejos.
 
SIMBOLO DO CARNAVAL
Em 1930 Uberto Benetti, pintor e gráfico futurista, idealizou o Burlamacco: o símbolo de Viareggio. Ele expressou no personagem dois momentos da vida da cidade de Viareggio: o verão (com as cores branco e vermelho dos sombreiros da praia nos anos 30) e o Carnaval. 
 
DESFILE 2015
O Carnaval de Viareggio é o mesmo inteiro de festa durante o dia e a noite, com desfile de carros alegóricos, festas locais, bailes de mascaras e festas de todos os tipos. Veja alguns carros alegóricos do desfile deste ano.

Riformers de Simone Politi e Priscilla Borri: Renzi em  versão de Transformers e com a seguinte escrita atrás: " a Europa que nos pedem".

Ouro Branco de Luigi e Uberto Bonetti: um elefante colorido que chama atenção do público sobre o contrabando de marfim, em geral, sobre as ameaças que sofrem as espécies em risco representadas.
Mutti a grande madre de Umberto e Stefano Cinquini: síntese irreverente sobre a política atual, que é apresentado em uma gigantesca e terrível Angela Merkel no ato de dar à luz aos pequenos Renzi enquanto circulando ao redor do circuito.

Não nos fossilizamos de Carlo Lombardi: o esqueleto de um  T-Rex que lembra o do Jurassic Park e faz o convite de não nos fossilizamos.

O grande frio de Gilbert Lebigre e Corinne Roger: é o frio daquela Guerra Fria que se quer fechar o mais rápido e que hoje revive nos mortos de Donetsk, em uma disputa de fronteiras entre Ucrâina e Rússia. Mas a mesa das grandes potencias não se pode faltar Xi Jimping, o presidente da República popular chinesa. O mondo é em chamas, enquanto Obama, Putin e Xi Jimping se confrontam.

Bella ciao de Roberto Vannucci: sob a dança de roupa vermelha e ao som de "Bella Ciao", sob uma imponente estrutura de uma Itália positiva, que quer lembrar, apesar de tudo, o nosso pais continua sendo rico em recursos (principalmente cultural) para se relançar.

Próximo plano de quase retrocesso de Alessandro Avanzini: o mágico Matteo Renzi guia uma tartaruga tricolor, carregando uma medalha da moeda de um euro. Quatro cédulas de 20 euros (portanto 80 euros e a sua referencia não é casual) guiam a tartaruga.
 

2 comentários:

Thayse Stein disse...

Nossa, eu amaria ver de perto essas coisas, parece muito legal <3 Porém, é bem muvuca, né?


Beijos
Brilho de Aluguel

Anyktthrine disse...

Nisso vc tem razão Thay, é bem cheio mas acabei pegando gosto pela festa!
Beijos