terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

5 Festas de Carnaval mais famosas da Itália

Eu sei que o carnaval já acabou... Mas por aqui ainda vai rolar muito desfile. E por conta disso resolvi trazer para vocês as 10 Festas de Carnaval mais famosas. Marcando presença todos os tipos de festejos com anos de história. Confira a lista!
 
5.  CARNAVAL DE ACIREALE
Provavelmente é o carnaval mais lindo da região da Sicília, se caracteriza pela sua apoteose de cores e musicas. O período carnavalesco é rico de eventos gastronômicos, musicais, na parte barroca da cidade. A mascara do carnaval é o "Abbatazzu". Entre os eventos mais importantes:
  • Desfile dos carros alegóricos e dos carros decorados de flores;
  • "Martedì Grasso", ou seja, Terça-feira que antecede a quarta-feira de cinzas, com fogos de artifícios e a fogueira do Rei Carnaval.
4. CARNAVAL DE VIAREGGIO
Entre os mais antigos, famosos e espetaculares da Itália, o Carnaval de Viareggio se caracteriza pelos enormes carros alegóricos e por uma escola de professores de decoração composta de mais de 25 empresas com mais de 1000 empregados. Mais do que dos carros, se trata de verdadeiro teatro ao ar livre. A mascara do carnaval é o Burlamacco. Se você não viu, ano passado eu fui para o Carnaval de Viareggio e contei tudo AQUI. Entre os eventos mais importantes:
  • Desfile dos Mascarados, com uma competição entre os melhores carros alegóricos, que logicamente anunciam o vencedor ao fim!
3. CARNAVAL DE PUTIGNANO
Em Putignano trabalha na "Fabrica dos Gigantes de Papeis", com os mestres de decoração que dão de tudo nas batalhas em nome da escola de Putignano, conhecida em todo o mundo. O carnaval de Putignato é também o mais antido da Europa. A sua mascara oficial é a "Farinella". Entre os eventos mais importantes:
  • Quinta de carnaval: Segundo a tradição, a partir de 17 de janeiro, por conta da festa de Santo Antônio Abate, cada quinta-feira é dedicado a uma categoria da camada social, entre sátiras e diversão. Segue a ordem dos homenageados: Quinta-feira dos Monsenhores, Padres, Monarcas, Viúvas, Doidos, Mulheres, Cornos. E por fim, se conclui com o rito do "Taglio dele corna", corte dos chifres.
  • "La Campana dei Maccheroni": o rito prevê, na praça do Plebiscito, de um grande sino de papel marche vem ecoado (através de sistema de amplificação) 365 vezes, para simbolizar o fim das festividades e inicio da penitência. Próximo a meia noite, comem maccheroni (tipo de macarrão) com tomate e salsicha e todos dançam.
2. CARNAVAL DE IVREA
Estamos em Piemonte para festejar um Carnaval absolutamente original. Justamente onde somos convocados a revolta da população contra o tirano, revolução guerreada... a base de laranja! Entre os eventos mais importantes:
  • "Battaglia delle arance": a batalha de laranja acontece na terça que antecede a quarta-feira de cinzas, as "laranjas a pé",  que representa a população, lançam em direção aos carros puxados por cavalos que por sua vez representam o Barão, que no período Medieval reivindicava o jus prime noctis da  filha de um moleiro, que se rebelou gerando a revolta.
  • "Abbruciamento dello Scarlo": a queima de Sarlo, acontece um uma fogueira na praça, onde uma chama cobre a palha seca: simbolizando a o fim da negatividade e a regeneração da terra para as boas vindas de uma boa colheita.
1. CARNAVAL DE VENEZIA
Talvez, o mais famoso da Itália e um dos mais famosos no mundo, de origem muito antiga, já cotado das festas, justificando sua posição e seu valor. A cidade mais linda da Itália da lugar a corte nos bacos entre os canais românticos, fantasias que animam a Praça São Marco, musica e shows em cada canto da cidade, em cada esquina, em cada coração que povoa a cidade naqueles dias. Entre os eventos mais importantes:
  • "La Festa delle Marie: a festa das Marias, uma procissão que lembra a tradição de quando o Doge dela Serenissima homenageava as doze donzelas humildes e bonitas de Venezia;
  • "Il Volo dell'Aquila": O voo da água dos sinos de São Marco e o voo do jumento da Torre di Mestre;
  • "Lo Svolo del Leon": e assim fecha as festividades da terça que precede a quarta-feira de carnaval com tributo a Leone Alato di São Marco, símbolo de Venezia.

Nenhum comentário: