quarta-feira, 22 de abril de 2015

Let's ask - Italy. Meu primeiro video!

Como eu adoro tag, hoje eu venho apresentar mais uma para o blog. Já que o blog se chama "Let's talk about it..." que tal deixar o espaço aberto para perguntas também? Pois é, na nova tag "Let's ask - Italy" vou fazer vídeos curtíssimos de 1 minuto com amigos e pode ser desconhecidos (tudo pode acontecer...) perguntando sobre algumas coisas que rolam por aqui...
 
Como esse foi o primeiro vídeo, tenho muito que aprender ainda... Prefiro tirar fotos! Hhahaha
 
 
Pausa Pranzo, apelidado gentilmente por mim e Silvia de "A hora que o mundo para!" existe! Como prova o vídeo foi gravado depois das 13 horas no centro, mais precisamente no calçadão das lojas, onde é proibido a passa de carros pela rua. Você pode ver com seus próprio olhos que a rua estava completamente vazia...
 
A pausa sagrada na hora do almoço é seguida por boa parte dos italianos, e costumam ser de aproximadamente 3 horas. Isso mesmo que você leu, TRES HORAS! Significa que o horário comercial é das 09h30 - 13h / 15h30 - 20h. Claro que as grandes cidades não param, mas é possível encontrar alguma loja de bairro que siga esse horário para manter os bons costumes. É possível também, encontrar nas cidades pequenas lojas que possuem o "Horário continuado", ou seja, sem pausa. Nesse caso, essas lojas são das grandes marcas estrangeiras que pouco a pouco vem impondo o seu ritmo.
 
A primeira vez que vi isso, achei o máximo, mas depois eu vi que as vezes esse horário me atrapalhava. Siga meu raciocínio. Se eu trabalho no escritório horário comercial, que horas posso ir no centro? Fim de semana. Se passou o dia inteiro na faculdade estudando e bateu aquela vontade de cozinhar alguma coisa para o jantar, que horas vou no supermercado? Ou aquele mercadinho perto de casa? Amanhã de manhã.  Se depois de um jantar na casa dos amigos sinto mal estar, que horas passo na farmácia? (Tem farmácia aberta mas geralmente não se sabe qual é porque eles fazem rodizio entre eles para não ficarem todas abertas por 24 horas. Então...) Na manha seguinte. Essa é a realidade de uma cidade de 160 mil habitante, que não é tão pequena assim.

Assim como os bancos possuem seus horários diferenciados, aqui eles fazem um intervalo de uma hora, das 13h30 - 14h30, mas quando retornam só trabalham por mais uma hora. Shopping centers não param no almoço, mas o movimento cai notavelmente neste horário. As sessões do cinema não mudam muito, a primeira é às 15h. E se você for ao restaurante as 16h pode-se deparar com garçom dizendo que a cozinha já está fechada.

Resumindo, você pode me dizer que veio aqui e não viu nada disso que eu acredito. Afinal, você estava de férias, não tinha nenhuma conta pra pagar!

Nenhum comentário: